Como surgem as tendências de moda?

Hellow, people! A gente muito fala em tendência, né? Em todo blog de moda, é tendência pra lá, tendência pra cá mas ninguém de fato se pergunta quem é que cria essas tendências que nós tanto amamos usar. De qualquer forma, é quase unânime: a grande maioria acredita que existe uma cúpula da moda, que se reúne em uma mesa e decidem o que vai ser tendência. Será?

Na verdade, tem essa parte também. Mas não é bem decidir e eu vou explicar o porquê mais pra frente. Porém, antes, vamos introduzir o que é tendência.

Como surgem as tendências de moda?

Tendência é, na verdade, uma previsão do que pode vir a se tornar moda futuramente. Há uma diferença muito grande entre o que é moda e o que é tendência. E é muito simples: a moda é o que todos já estão usando, e a tendência é o que provavelmente se tornará moda daqui a um tempo. Entenderam? 

Agora que já captaram a ideia do que é tendência, vamos entender de onde surgem as tendências de moda e do porquê elas serem previsões. Lembra que eu falei que existe sim uma galera que se reúne e debate o que as pessoas provavelmente vão usar no futuro? Então, essa galera na verdade não decide nada. Eles apenas fazem pesquisas comportamentais e chegam a conclusão do que pode ser "the new thing" na moda (ou em qualquer outra área, porque tendências existem em várias áreas). Pra isso, essas pessoas se baseiam e alguns movimentos, e eu vou citar dois:

MOVIMENTO DE TRICKLE DOWN


O movimento de Trickle Down, em tradução livre "gotejamento", é exatamente o que o nome propõe. É um movimento que vem de cima pra baixo. Ou seja: sabe quando alguma celebridade começa a usar algo e logo depois isso cai em gosto popular? Aqui no Brasil isso acontece bastante com personagens em novelas. Então, esse é o movimento de "gotejamento". Pois esse movimento precisa que alguma pessoa que tem um grande alcance possa fazer com que as pessoas queiram determinado produto ou peça, e consequentemente, ele cair no gosto popular.

Como surgem as tendências de moda? | movimento de trickle down

Os estilistas também podem fazer parte desse movimento, de uma certa forma. Por exemplo, quando um estilista quer testar alguma peça nova, que seja diferente do que as pessoas estão acostumadas, eles colocam isso nas passarelas e depois enviam pra alguma celebridade usar. Assim eles podem ter um termômetro da sua peça de roupa ou acessório. Se houver grande procura: é tendência. E ai outras marcas passam a oferecer o mesmo produto, pois as pessoas querem consumir. 

Vou dar um exemplo que aconteceu recentemente. Dona Rihanna, a rainha das modas, se tornou diretora criativa da Puma e logo em seguida lançou um chinelo slide de pelúcia. Não deu uma e o slide se tornou um fenômeno, e com um piscar de olhos, todas as marcas estavam fazendo igual. Captaram a ideia?

Como surgem as tendências de moda? | movimento de trickle down

MOVIMENTO DE BUBBLE UP


Esse movimento é totalmente o oposto do Trickle Down. O Bubble Up pode ser descrito como um movimento de eferveção. Ou seja, ele começa de baixo pra cima, de forma bem sutil e depois vai ficando cada vez mais forte. Esse tipo de tendência acontece dentro da sociedade. Quando algum grupo de pessoas (o que chamávamos de tribos antigamente) são conhecidos por usar determinado estilo e, de alguma forma, esse estilo (roupas, acessórios, cabelos) acaba tomando gosto popular, e começa a ser replicado de forma incessante. 

Como surgem as tendências de moda? | movimento de bubble up

Citarei um exemplo polêmico: a tal da apropriação cultural. O movimento negro tem se emponderado a cada vez mais buscando ancestralidade dos seus povos. Pra isso, eles usam elementos estéticos característicos dos seus antepassados, fazendo um intercâmbio com os dias de hoje. Por isso os dreads, tranças rastafari, turbantes e a estética da cultura africana. E ai, em determinado momento, esse movimento acaba se tornando tão grande que pessoas de fora do grupo começam a usar, as marcas de moda começam a oferecer produtos com esses elementos estéticos, revistas começam a falar sobre isso e acaba se tornando moda.

Como surgem as tendências de moda? | movimento de bubble up

Óbvio que não vou entrar em detalhes opinativos, mas achei importante citar pois é um assunto que vem tomado uma proporção bastante grande. Nesse caso da apropriação cultural, o grupo possui um apego simbólico e de resistência aos elementos estéticos e culturais, mas nem sempre isso acontece e é importante citar.

O crescente número de pessoas (inclusive eu) consumindo mais em brechós pode ser considerado um movimento de Bubble Up, e, como podemos ver, não há essa questão de apropriação pois os brechós não são pertencentes a um grupo, portanto, consumir em brechós é uma tendência que vem crescendo nos ultimos tempos e provavelmente vai crescer ainda mais nos próximos anos. ;)

--------------------

E assim que a maioria das tendências surgem. Não existe uma fórmula secreta ou uma turma da moda que senta e decide realmente o que será um trend. Ela acontece, na maioria das vezes, de forma espontânea como no movimento de Bubble Up, mas também pode ser por conta de alguma celebridade, como no movimento de Trickle Down.

Lembrando que esses foram apenas dois movimentos de tendência, existem outros, mas para entender como funcionam as tendências, é preciso entender basicamente isso. Se você gostou desse artigo, comenta aqui em baixo e compartilha pra mais pessoas entenderem como funcionam e surgem as tendências de moda. E se quiserem mais posts assim, só me falarem que vai ser um prazer poder escrever pra vocês. É legal poder exercitar meus conhecimentos de moda teórica por aqui. 

Até mais, mores! ♥ 

Comentários

  1. Adorei o conteúdo! Sinceramente eu não tinha a menor ideia desse parte teórica das tendências, eu acreditava que os estilistas realmente dominavam e ditavam as regras mas pensado agora depois de descobrir sobre esses movimentos, tudo faz mais sentido. Aqui no Brasil vejo realmente mais essa tendência vindo de cima para baixo e não digo isso apenas com os jovens não, com crianças também! Amei sua postagem, adoro seu blog (:

    ResponderExcluir
  2. Uau 😱 gostei muito da sua matéria . Me identifiquei com a que diz sobre os dreads. Sempre gostei e achei super chik, vários amigos usam mais eu nunca tive oportunidade de usar ainda ! Mais não tinha conhecimento de como surgiu essa tendência é adorei conhecer sobre tudo aqui .Aliás o teu blog em si é muito bom 😉 Parabéns pela matéria , você é um ótimo escritor .

    ResponderExcluir
  3. Gente, que post mais maravilhoso! Super explicadinho, detalhado, cheio de conteúdo e informações bacanas e úteis pra nós que gostamos disso. Achei muito incrível da sua parte, sempre fico inspirada e feliz vendo seus looks e agora isso <3 amei! parabéns

    ResponderExcluir
  4. Que show! Confesso que não entendo nada de tendência mas o post ta maravilhoso, super explicadinho!Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Amei esse post. Nunca tinha parado para pensar e pesquisar com as tendências surgiam, mas agora já sei dois movimentos de tendência graças a você. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Só queria dizer que, ARRASOU!! é isso mesmo!! as pessoas precisam saber dessa diferença entre moda e tendência, muita gente acaba falando errado, em outro blogs também falam da tendência como se fosse moda e enfim . Por isso que alguns professores da área não gostam muito de blogs em relação a isso, que muita gente acaba passando informação errada né... mas enfim. P-A-R-A-B-É-N-S falou direitinho !!

    ResponderExcluir
  7. Post maravilhoso, hoje mesmo eu estava me perguntado isso hahaha tipo já pensei na reuniãozinha da cúpula que decide tudo kkkk, mas entendia um pouco do que realmente acontecia. Post com conteúdo excelente ! Parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário