Manual para fashion bloggers: presença nas redes sociais - Desfilei!

15 de março de 2017

Manual para fashion bloggers: presença nas redes sociais


Semana passada só teve uma postagem do nosso querido manual, mas é que ficou um pouco apertado pra mim e eu precisei reformular o calendário editorial aqui do blog. Por isso, agora que chegamos finalmente na metade do nosso manual, a frequência da série será de 1 vez por semana. Portanto, toda quarta tem post da série aqui no blog. ;) 

Pra hoje, vamos falar sobre algo de gigantesca importância para o crescimento de um blog: a presença nas redes sociais. Sabe daquela frase "Quem não é visto, não é lembrado"? Ela é super válida para nós bloggers, principalmente no começo, onde precisamos firmar nosso nome como profissionais na nossa área que é tão concorrida. 


FREQUÊNCIA DE POSTAGENS
NAS REDES SOCIAIS


Como eu já disse, a nossa presença na rede social faz com que nosso público fidelize e mantenha um interesse no nosso conteúdo. Para achar uma frequência ideal, é preciso ir a fundo nas características de cada rede social. Por exemplo, no Facebook, que possui algoritmos que diminuem o alcance das publicações, a frequência precisa ser maior do que no Twitter, que atualiza e envia todos os "tweets" a todos os seguidores no momento exato em que é postado.

O Instagram também é outra rede em que a frequência precisa ser maior. Por ser uma rede social visual e em que o engajamento dos leitores/seguidores é muito mais intenso, a presença e frequência de pelo menos 1 vez por dia é essencial.


- MAS E QUAL A FREQUÊNCIA CERTA PARA CADA REDE SOCIAL?


Isso é muito relativo. Mas há alguns números que dizem, por exemplo, que uma página do Facebook para se manter relevante, precisa de pelo menos 5 postagens por dia. Mas isso você, blogger, que precisa descobrir. Teste e veja o que funciona pra você, como seu público se comporta e etc.



ONDE DIVULGAR AS
POSTAGENS DO BLOG?


Grupos no Facebook: Existem muitos grupos de bloggers que promovem interações entre blogueiros e blogueiras e ajudam na divulgação do conteúdo. Nesses grupos você, além de conseguir potenciais leitores fieis (porque blogueiros sempre seguem outros blogueiros), você ainda faz amizade com pessoas incríveis e que talvez leve pra vida inteira. Fora que network é tudo! Construa a sua. ;)

Instagram: Eu talvez não precise reforçar a ideia porque é óbvio: Instagram é uma rede social em que fashion bloggers precisam estar. Ainda não é possível colocar links nas legendas das fotos, mas com o recurso da "bio", você pode indicar links aos seus seguidores e gerar tráfego pro seu blog.

Google+: Pode parecer engraçado e talvez você subestime a rede social do Google, mas a verdade é que o Google Plus é uma excelente rede social pra quem tem blog (principalmente os da plataforma Blogger). Lá possuem grupos específicos para bloggers divulgarem seus posts, interagirem com outros blogueiros e crescerem suas redes sociais. ;)

E você, tem alguma dica extra pra dar pra gente? Comenta ai!! ♥

44 comentários:

  1. Erick, o seu blog é um dos mais sensacionais que eu já vi! Até favoritei porque to louca pra saber as outras dicas para nós blogueirinhas. Lendo seu post me dei conta de que ando cada dia mais ausente das redes sociais e o quanto meu engajamento tem diminuído, obrigada por compartilhar com a gente as dicas, sério! Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que felicidade ler isso, Gabi. Obrigado mesmo!

      Excluir
  2. Eu uso mais o insta, pq nele consigo mais interação,e vou experimentar o google + pq achei que nao fosse relevante. Mas o que eu realmente nao gosto e nem sei mecher e o tweeter, kk nao e pra mim kk, seu layout e muito bonito.sucesso.

    ResponderExcluir
  3. O Google+ é uma das redes mais subestimadas e ao mesmo tempo uma das mais necessárias para o blogueiro. Eu mesma recebo uma quantidade razoável de visualizações quando compartilho meus posts por lá! Apesar de saber da importância do Instagram e TT, raramente uso estas redes, pois me falta criatividade na hora da elaboração de posts :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Larissa. O Google ajuda muito no nosso trabalho! Beijos!

      Excluir
  4. Meu Deus esse post é de utilidade publica!!! No facebook acho mais dificil conseguir engajamento mas no insta graças a Deus estou tendo um retorno legal....

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas . E tudo isso que você falou é verdade.
    Estava refletindo sobre isso aqui em casa. Precisamos ser visto para ser lembrado! ;)

    ResponderExcluir
  6. Perfeitas dicas.
    Eu ignorava o G+, mas o retorno que temos é muito significativo!
    Sucesso sempre Erick!

    ResponderExcluir
  7. Aaah que dicas legais! Essas dicas são sempre muito boas para nós blogueiras, até para que uma ajude a outra! Adorei! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, nossas presenças nas redes sociais é necessária para manter o nosso público sempre ativo. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Muito boas dicas,comecei a usar o Google+ esses dias
    e já vi diferença, espero melhorar mais,estou aprendendo ainda a utilizar
    <3 Bjs

    ResponderExcluir
  10. Nossa, nunca tinha pensado em usar os grupos do Google+. Sabia da importância dele, mas nunca pensei que era por conta dos grupos, estava sempre aguardando uma oportunidade de criar público lá.
    Obrigado pela dica!
    Ah, só para saber: Esse layout fica incrível no celular, um dos melhores que eu vi. ;)
    Beijo,
    www.josya.com.br

    ResponderExcluir
  11. Comecei a experimentar o G+ esses dias, mas parece que nao sei usar direito. Adorei tuas dicas! Sao muito boas.
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Eu quase nao lembro de divulgar no G+. Preciso rever isso. Obrigada pelas dicas e até mais!

    ResponderExcluir
  13. Amei as dicas. A frase que citou no começo do post é pura verdade "Quem não é visto, não é lembrado". Estou gostando bastante do seu blog, o conteúdo é muito bom <3

    ResponderExcluir
  14. uauu amei as dicas sobre as frequência é muito importante, já perdi muita interação com o meu publico por não ter frequência, no inicio da criação da minha pagina de fás,eu postava no minimo três vezes ao dia, tinha em media 300 a 400 curtida por foto.por causa de um imprevisto fiquei uns 3 meses sem postar agora estou com media de 50 a 100 curtidas só.

    ResponderExcluir
  15. Adoro ler dicas assim, com toda certeza vou indicar esse post para outras pessoas também, arrasou.

    ResponderExcluir
  16. Adoro seus manuais, muita coisa já aplico normalmente, outras sempre percebo que devo aprimorar mesmo não sendo exatamente uma fashion blogger, mas, vale as dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Realmente, o sucesso de um blog está atrelado a divulgação nas redes sociais. Obrigada pelas dicas, fico meio perdida ainda pra postar na página do facebook do meu blog. Parabéns pelo seu blog, acho lindo e adoro suas postagens! Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Erick, adorei suas dicas. Eu não sabia que tinha grupos de divulgação do Google + (nunca cheguei a pensar nisso, pois quase não uso o G+). Agora com sua dica, vou procurar alguns grupos para fazer parte e reverter essa situação. Obrigada. bjs

    ResponderExcluir
  19. Adorei suas dicas, Eu tenho bastante dificuldade em ser certinha em postagem das redes sociais.
    Vou colocar em pratica suas dicas para melhorar Bjs

    ResponderExcluir
  20. Erick eu realmente gostei muito das dicas, eu ando querendo descobrir quais as melhores formas de divulgação, pois estou com um blog novo que precisa crescer muito ainda. Estou usando agora o google+, pois muitas pessoas já haviam comentado a respeito e estou amando. Por enquanto meu favorito ainda são os grupos do face rsrrs. Obrigada por compartilhar conosco ♥

    ResponderExcluir
  21. Adorei suas dicas, estava sabendo já que que tem grupos no Google+ e que pode te ajudar muito na divulgação do blog. Parabéns pelo Post, sucesso!! 😚❤

    ResponderExcluir
  22. Erick, essas dicas são essenciais para qualquer pessoa que queira se ingressar na área tanto do blog quanto do youtube. Suas dicas estão sensacionais e de forma clara e objetiva o que torna a leitura rápida e com a mensagem totalmente captada. Adorei muito o post, o blog e a sua escrita!
    Beijinhos,
    Carol Kiss.
    http://www.espertinhas.com

    ResponderExcluir
  23. Adorei suas dicas! Já tenho um blog, mas estou sempre procurando manter atualizado e visualizado, o que é mais importante! Pena que não tenho muito tempo para isso.. Muito bom seu post, viu?
    Beijos!

    http://gotadechampagne.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Dicas muito boas, adoro esse tipo de post.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  25. Adorei as dicas , ótimas para blogueiras iniciantes,parabéns. Também tenho blog meninas que gostam venham visitar. (Niny Amorse)

    ResponderExcluir
  26. Adoreeei a dica sobre a frequência de postagens no Facebook. Eu realmente não sabia disso e acaba sendo a rede social que menos uso pro meu blog. Meu foco acabou ficando no Instagram, onde posto pelo menos 2 vezes por dia.
    Sobre o Google+, ainda estou entendendo melhor como funciona, mas acho uma rede social muito boa!
    Ameeei o post. Ficou tudo ótimo e muito claro <3
    Beijosss

    www.madamices.com

    ResponderExcluir
  27. Que legal, o seu blog é super diferente gostei muito. Gostei muito das dicas que você deu, eu tento sempre manter uma frequência nas postagens das redes sociais, porque eu sei que é delas que vai vir o publico do blog

    ResponderExcluir
  28. Gostei demais das suas dicas !
    Até salvei o post para segui-las !!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Gostei bastante das dicas, como estou começando agora, acho mega interessante pois vai me ajudar bastante
    Parabéns pelo blog, mega fofo. Sucesso

    ---> https://deualoucanatatau.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  30. Gostei bastante das dicas, como estou começando agora, acho mega interessante pois vai me ajudar bastante
    Parabéns pelo blog, mega fofo. Sucesso

    ---> https://deualoucanatatau.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  31. Hey, Erick <3
    Ain, adoro o teu layout.. acho que nunca mencionei, senti necessidade agora porque me peguei falando em voz alta kkkk
    Voltando:
    Adorei a dica, acho que a presença nas redes sociais é fundamental, principalmente criar a conta e continuar. É bom também para a criação de conteúdo, porque nela você pode saber o que realmente estão falando ou precisando. Por mais que minha temática não chegue ser algo mais da moda, tomei pra mim algumas dicas.
    Parabéns pela iniciativa, continue assim!!! Sucesso.

    Beijinhos adocicados,
    www.jessicadeyna.com.br

    ResponderExcluir
  32. Bem bacana suas dicas. Uso quase todas, só não posto no Google+ nem no twitter, pois são redes sociais que não me interesso, rsrs.

    ResponderExcluir
  33. Fiquei aqui pensando que não sou muito presente nas redes, passo dias sem postar no instagram. =/ Vou ter que melhorar isso. Obrigada pelas dicas. <3

    ResponderExcluir
  34. Ai que massa👏👏👏
    Vou sair compartilhando
    Com todo mundo♥
    Adorei, sucessos para
    Você e o blog!

    ResponderExcluir
  35. Confesso que minha frequência de postagem na fanpage do blog é péssima, nã tenho criatividade para postar lá mas estou tentando me adaptar, vou analisar certinho os dados. Enquanto no blog e instagram tenho muita frequência, e a metade do meu publico do blog vem do instagram. Amei esse guia <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Já sabia dessa forma de divulgação , uso algumas ,mais não vejo retorno .Queria umas dicas

    ResponderExcluir
  37. Já uso essas dicas, parabéns pelo blog, post super útil.bjs
    http://espacodividido5.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir