Manual para fashion bloggers: pesquisa e criação de conteúdo


Chegando quase na metade do nosso mini manual para fashion bloggers e, depois de falarmos sobre organização e sobre os tipos de blogs de moda, agora precisamos focar no principal de tudo e o que gere o seu blog: o conteúdo.

Não é fácil estar sempre com o criativo lá nos céus e criando vários conteúdos incríveis. Tem horas que a criatividade some e a gente fica sem saber o que fazer - por isso a organização e planejamento são tão importantes. Mas depois de organizar e planejar, você precisa gerir novas ideias e pra isso, você tem que ter inspiração.

Como ter inspiração?


Primeiro temos que partir do seguinte princípio: nada vem do nada. Sabe aquela luzinha que acende na sua cabeça repentinamente indicando uma ideia nova? Ela não surgiu do nada. Ela explode na sua cabeça depois que você adquire muita informação. E essa informação não vem apenas de estudo, vem de tudo: filmes, livros, revistas, dia-a-dia e internet.

Portanto, não espere as coisas acontecerem. Tenha curiosidade. Aquele filme que você viu pode fazer você ter uma ideia de uma postagem sobre o figurino, ou andando na rua você pode perceber que tal coisa está sendo muito usada e pode vir a ser tendência. Não exite em alimentar o criativo, pois é ele que vai fazer o seu blog girar! <3

Pesquisa e criação



Depois do tópico de inspiração, vem a parte de pesquisa. A pesquisa é essencial na parte de criação de conteúdo, pois ela diminui os riscos de você se equivocar em algum momento da postagem. Não é legal sair por ai disseminando informações falsas ou incorretas. Se você viu, por exemplo, que açúcar faz bem pra pele e que é ótimo pra ser um esfoliante natural, busque informações e leia sobre o que você vai escrever. No final de tudo você só ganha, pois você estará passando informações corretas pra os seus leitores - que vão querer voltar ao seu blog, e ainda vai dar mais detalhes sobre o assunto pois você pesquisou e sabe bem do que está falando.

Dica extra:



Eu confesso que sou viciado em uma rede social que foi feita justamente pra quem trabalha com criatividade (ou quem quer guardar ideias). Se você, blogger, não conhece o Pinterest, recomendo fazer uma conta agora. O Pinterest funciona como um mural de inspirações, onde você pode criar pastas como moda, looks, decorações, DIYs, frases, design, e tudo que você quiser e for visual. E ai você pode explorar seu feed, ver o que o próprio site te recomenda e seguir pastas inspiradoras. Assim você vai sempre alimentando sua criatividade e as chances de você ter aquela luzinha em cima da cabeça, vai ser gigantesca. ;) 

Comentários

  1. Oi ERick, perfeito o post.
    Eu sou muito curiosa e gosto de saber os porquês de tudo e quando começo uma pesquisa descubro tanta coisa bacana pra colcoar no post.
    O Pinterest é meu parceiro também, tenho várias ideias só de acessar ele pela manhã, aí vou salvando tudo!

    Beijos e parabéns pelo sucesso do post.
    Sábado tem um post no meu blog sobre os blogs que indico e você vai aparecer por lá!

    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAA que legal, Saraaaa!! Vou passar lá com certeza! ♥

      Excluir
  2. Quando dizem que blogar é fácil... Definitivamente pesquisar e demonstrar propriedade sobre o conteúdo da aquele ar de confiança que cativa o leitor!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto bastante do Pinterest mais as vezes eu também uso o We heart it que também tem varias imagens legais, vou começar a ler livros também, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo as imagens do Pinterest , é um máximo lá e cada dia eu me apaixono mais. Me ajuda muito também em produzir matéria para o blog. Todo sucesso!!

    ResponderExcluir
  5. Nem me fale garoto pior que é pura verdade tem hora que some o nosso chão e qual o nome colocar. Dicas muito bem passadas. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Erick! Que blog mais lindo! Tô apaixonada! Adorei o seu post com dicas muito úteis! Realmente fazer constantes pesquisas é super importante e ajuda demais na criação de conteúdo, principalmente quando tá rolando aquela falta de criatividade. Eu não vivo sem o Pinterest na vida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. A parte de pesquisa é essencial, quando eu comecei o blog, la em em 2011, eu era novinha e só queria fazer post e acabei fazendo um sobre um produto super ruim e que muita gente comentou coisas horriveis depois no meu blog, então, pesquisar e 'apurar' as informações é essencial. Pinterest é meu amorzinho <3 Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do seu post, bem completo e útil. Com certeza inspirações não vem do além haha, a gente tem que estar atentos à tudo ao nosso redor, alguma notícia que escutou ou algo que você viu nas ruas. E não tem muito mistério mesmo depois, tem que pesquisar pra fazer um post completo e que gere um bom conteúdo pra prender a atenção do público.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito bom mesmo, pessoas que não fazem ideia do que publicar no blogge por falta de inspiração sua dica no pinterest foi um ótimo acerto lá tem tudo oq você precisa para se inspirar.

    ResponderExcluir
  10. Você simplesmente lacrou muito nesse post! Super completinho! Com certeza vou anotar todas as dicas <3 No mês passado eu passei por um bloquei criativo terrível, que me dera ter encontrado um assim para me ajudar! Amei teu blog <3

    Beijão!
    lipstickandpolaroids.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Acho que este post é válido para todas as áreas de blogs em geral. É o básico para quem busca criar conteúdos criativos e de qualidade né? Nossas ideias surgem mas temos que sempre pesquisar a respeito. E além de pesquisar devemos sempre nos atualizar dependendo do assunto. O pinterest é ótimo mesmo. Mas ainda não consegui usá-lo diariamente. Preciso de mais espaço no meu cel para redes sociais hahaha

    www.soltavoz.com

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas! Sim o pinterest também é meu xodó quando se trata de pesquisa e inspiração. Eu costumo ter vários rascunhos para diferentes temas para futuras postagens, assim tenho tempo pra amadurecer as ideias e revisar bastante. Adorei o visual do blog! Sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Olá 👋🏻 adorei o post. Realmente, tem dias que a criatividade vai dar uma volta e esquece de voltar hahah faço exatamente isso: leio livros, assisto filmes, dou uma passeada nas ruas e sempre vejo alguma coisa que me da uma ideia de post. É uma ótima ajuda

    ResponderExcluir
  14. Seu post tá incrível, sem dúvidas quem segue o rumo de blog de moda deveria dar uma conferida.
    Pinterest é mágico né? AMO.

    ResponderExcluir
  15. realmente não é nada fácil se manter criativo sempre, muitas vezes precisamos recorrer ao pinterest, eu uso mto o We heart it, acho muito bom também. desejo sucesso ao blog, bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não é nada fácil ter inspiração, então sempre recorro a sites de imagem. Às vezes encontro uma que cai como uma luva para um post e escrevo rápido hahaha. Boa sorte com o blog!

    ResponderExcluir
  17. Hello, muito boa as dicas, não tenho pinterest ainda,mas acompanho muito blogs e vendo outros post tenho varias ideias. Sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  18. Achei muito legal e esclarecedor o post. Não sou fashion blogger, mas consegui pegar algumas dicas (=
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo post. As dicas são ótimas! Um abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  20. Primeiro parabéns pelo blog, é lindo!! E o post está ótimo, dicas maravilhosas e é verdade mesmo para sermos criativos precisamos estar sempre exercitando a mente!!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Erick. Concordo com vc, sempre criamos conteúdos inspirados em algumas coisa que vimos ou lemos. Eu uso um pouco o Pinterest também e visito vários blogs pra ter inspirações. Beijos, parabéns pelo post :)

    https://nossaquevicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Muito bom as vezes não temos idéia do que pista isso ajuda muito

    ResponderExcluir
  23. Amei o post, achei muito interessante.
    Gosto bastante do pinterest para buscar inspirações ❤

    ResponderExcluir
  24. Pra inspiração essa frase é muito verdadeira "não espere as coisas acontecerem", mas além disso é uma frase pra vida.
    Parabéns pelo post <3

    ResponderExcluir
  25. Olá! Adorei seu posto,é muito útil já deixei aqui salvo no meus favoritos pra aproveitar todas
    as dicas ♡

    ResponderExcluir
  26. Eu sempre assisto/pesquiso muita coisa pra poder falar delas com convicção, e pra me servir de inspiração, pq nada melhor que nos inspirarmos em alguém de sucesso né <3

    ResponderExcluir
  27. Que dicas legais! Eu adoro vê essas dicas porque sempre me ajuda! Sabe o que eu faço, eu sempre ando com alguma coisa pra anotar e observo as coisas ao meu redor ai quando bate qualquer ideia eu anoto, ai vai acumulando e nunca falta post haha. Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário