Manual para fashion bloggers: tipos de blogs de moda - Desfilei!

28 de fevereiro de 2017

Manual para fashion bloggers: tipos de blogs de moda

Manual para fashion bloggers: tipos de blogs de moda

Primeiro tópico do nosso "Manual para fashion bloggers", quero começar explicando uma coisa que parece óbvia, mas não é. Nem todo blog de moda é a mesma coisa e eu preciso citar os tipos de blogs de moda para ficar bem claro. Mas pra isso a gente tem que voltar lá atrás, quando os blogs começaram. Senta que o post é grande!

Os blogs surgiram no intuito de funcionarem como um diário. E isso foi assim por um bom tempo. Com essa linguagem mais pessoal, os primeiros blogs de moda que surgiram lá fora, começaram com os blogueiros e blogueiras postando aquilo que chamamos hoje de "look do dia". Uma forma de compartilhar as suas escolhas de moda com quem acompanhava, mas, ainda assim, como se fosse um diário. 

As coisas foram evoluindo até se tornarem o que é hoje: blogs que deixaram de ser apenas um diário para se tornarem grandes veículos de comunicação, mas que ainda carregam aquela pessoalidade de anos atrás. Porém, mesmo que hoje os blogs tenham se tornados grandes e geralmente muito variados, ainda há sub-categorias dentro da blogosfera fashion e que são chamadas de "nichos". 


Style blogs


Os style blogs, ou blogs de estilo, são os que ainda seguem na mesma ideia dos primeiros blogs: compartilhar as escolhas de moda com os leitores. Ou seja, os looks do dia são o carro-chefe do blog. Neles, as blogueiras e os blogueiros compartilham seus looks, dizendo o porquê fizeram as escolhas do dia, onde compraram, onde estavam. Bem no estilo diário que já comentei.


Dois exemplos de blogs brasileiros que seguem a ideia de Style Blog são os blogs Gizele Oliveira e o Fashion Coolture. Já em termos de blogs gringos, tem o Bryanboy, que foi um dos pioneiros dos blogs de estilo do mundo. 

Fashion blogs


Apesar de parecer a mesma coisa, posso garantir: moda e estilo não são a mesma coisa. E em quesito blogs, isso também segue a ideia. Enquanto os blogs de estilo tem a função diário, como já disse, os blogs de moda comentam todos os acontecimentos de moda. Lançamentos de novas coleções, desfiles, achados, reviews de produtos de moda ou beleza, etc. 

Esses blogs são os mais mistos e, sim, também podem compartilhar os famosos looks do dia. Em exemplos: o maior blog de moda do país, Garotas Estúpidas, é uma referência quando o assunto é "fashion blog" e também o Fashionismo, que segue essa linha. Em proporções gringas, o melhor exemplo é o The Blonde Salad, da maior blogueira de moda do mundo, Chiara Ferragni.

Beauty blogs


Os beauty blogs também estão na lista pelo fato de que a indústria da beleza anda de mãos dadas com a indústria da moda. Os beauty blogs, assim como os style blogs, surgiram com o intuito de compartilhar os achados de beleza e as makes feitas pelas blogueiras ou blogueiros. Resenhas de produtos, unhas da semana, tutorial da maquiagem são um dos tópicos abordados por esses blogs.

Em exemplos podemos citar o Dia de Beauté, da Vic Ceridono. É um blog muito específico no assunto e lá ela posta tudo sobre o mundo da beleza, com foco maior em maquiagem. Outros nichos que cresceram muito nos últimos anos foram os curly blogs, ou seja, os blogs que são específicos para os cabelos crespos e cacheados e que também estão na categoria de "beauty blogs".

Lifestyle blogs



Para a última sub-categoria, temos os blogs de estilo de vida. Pra ser claro: a maioria dos blogs de moda imprimem o lifestyle dos ou das bloggers, mas há blogs que são muito mais focados nisso. Um bom exemplo de blog de lifestyle é o blog das irmãs Alcântara, o Tudo Orna. Lá elas compartilham a vida delas, o jeito que elas vivem e a filosofia de consumo que elas acreditam. 

Concluindo


No final, a maioria dos blogs possuem um pouquinho de cada categoria, mas é importante lembrar que, sim, existem blogs que seguem apenas um nicho e essa especificidade pode ser bastante importante, pois funciona como o DNA do blog.

Agora me digam: qual tipo de blog de moda são os de vocês? E ah! Não se esqueçam que agora são 2 posts por semana, visto que acharam melhor assim. Até quinta, migues! <3 

34 comentários:

  1. Que blog mais lindo, plataforma impecável, amei esse post também. òtimo exemplo ao usar o blog das irmãs do tudo orna, temos que ter nossa característica mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Fasion blogs. Camila Coutinho, rainha de todas <3

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito dos Lifestyle, pois acho mais fácil de acompanhar, pois vou encontrar tudo o que quero no mesmo lugar. Gostei muito do post e quero ver os outros post do seu Guia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, sabia dessas divisões mas você descreveu muito melhor e agora entendo mais claramente, acredito que o meu é um blog pessoal pois, eu falo de moda, beleza e entretenimento, tudo relacionado a minha vida... mas acho que tem um pouquinho de cada.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, o mercado dos blogs fashion estão crescendo cada vez mais, e agora com seu post conseguir entender tudo direitinho! Sempre é bom está atualizado.

    www.thamirescarvalho.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vi uma matéria no Fantástico sobre essas fashion bloggers. É um luxo né? Queria chegar a esse nível um dia.. Seu blog é muito legal, adorei suas dicas! Beijos

    http://www.gotadechampagne.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. É muito interessante ler sobre estes temas e ficar a saber o que realmente cada um é ... porque as pessoas tendem a colocar tudo no mesmo saco e o blog parece uma mistura de tudo quando na verdade diz que é apenas um blog de lifestyle por exemplo. Já não foi a primeira vez que isto me aconteceu ... obrigada por esse post e beijinhos de Portugal. <3

    ResponderExcluir
  8. Amei❤🌈
    Seu blog é muito top, adorei o post❤

    ResponderExcluir
  9. Amei seu post! Muito eficaz pra sanar dúvidas de blogueiras iniciantes, como eu. Obrigada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Adorei o post, bem explicativo para as blogueiras que querem seguir nesse nicho. Confesso que amo falar sobre moda, principalmente a história e modas alternativas, e tenho muitos posts sobre isso, mas não estou nem perto de ser uma fashion blogger (embora faça resenhas)... Acho que ainda tenho uma vida muito monótona (só em casa kkkk) pra ser estilosa igual essas meninas! Quem sabe um dia rsrsrsr
    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa. Gosto de posts esclarecedores como esse. Eu realmente não sabia que existia tantas subdivisões assim para blogs de "moda". Geralmente a gente só fala que o blog é denmoda mesmo. Mas agora vou ficar atenta para as nomenclaturas .


    www.soltavoz.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post, amo blogs de lifestyle. Ah! E o seu blog é lindo.
    :*

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Adoro posts diferentes, achei mega interessante isso. Acredito que meu blog não siga nenhum nicho específico - é mais um diário como você falou, na realidade nem tinha muito esclarecimento sobre essas categorias, irei pesquisar mais a respeito disso.
    bjs
    www.lagrimasdediamante.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Primeiro parabéns pelo blog que está maravilhoso! O layout, o conteúdo, tudo! Eu acredito que meu blog se encaixa no lifestyle, mas eu não falo nada de moda até porque não conheço nada sobre. Achei as dicas bem válidas para quem está no ramo ou quer ser blogueiro deste segmento

    ResponderExcluir
  15. Nem sabia direito quais os tipos de blogs existentes antes de ler o seu post, mas agora que li acho que o meu é uma mistura de Fashion blogs e Beauty blogs, meu blog ainda não se encaixa no Style blogs porque infelizmente ainda não posto look do dia. Seu blog é lindo.

    ResponderExcluir
  16. Que blog lindo. :O Menina, te contar que eu particularmente prefiro blogs que são mais styles e lifestyle. Acho que é porque a gente se sente mais "pertinho" de quem tá clicando os looks e dá sempre pra se inspirar! Sempre quis postar fotos do Look do Dia, mas ca-dê coragem? Sofro com isso e nem isso acho que meu estilo seja tão legal assim. kk

    ResponderExcluir
  17. Todo blog tem seu DNA, eu acompanho alguns blogs e blogueiras de moda "raiz" mas o meu estilo favorito é lifestyle, gosto de blogs de variedades, porquê sempre vai ter um assunto diferente, assim abrange vários públicos sabe? eu amo isso! e também gosto dos estilo bem looks do dia para me inspirar, conhecer lojas e marcas novas, eu adoraria fazer alguns no meu blog, mas cadê coragem kkkkkk Adorei o post!

    www.gleicyhaner.com.br

    ResponderExcluir
  18. Amei o blog e o post principalmente. Muito bem explicado e detalhado! Muito útil pra mim!

    ResponderExcluir
  19. Que show! Você me fez repensar sobre a idéia do meu blog. Hahahahaha O teu é maravilhoso e é bem legal falar sobre isso. As pessoas acham que ter blog é falar de qualquer coisa. Sendo que há padrões e estilos diferentes. Muito bom. 😄

    ResponderExcluir
  20. Meu blog é uma mistura de tudo isso aí. Adorei conhecer as subcategorias obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  21. Que blog mais lindooo <3 to apaixonada, sério!
    Arrasou nas dicas. Ameii as dicas, são realmente muito válidas.
    Bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho um fashion blog, e adoro ser dessa categoria... Me sinto mais livre para falar sobre várias coisas. Posto looks, posto coleções, inovações e amo fazer isso!
    ótimo post, parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Dos 4 estilos, o Lifestyle é o meu favorito. E talvez o estilo que tento seguir mais
    O meu blogFanPageInstagramTwitterCanal no Youtube

    ResponderExcluir
  24. Achei super esclarecedor teu post e amei teu blog também! Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Não tem como não amar! The Blonde Salad e Garotas Estúpidas *o* são fabulosos!! excelente post =D

    ResponderExcluir
  26. Adorei o post, eu gosto muito do life style, me chama muito a atenção!!
    Seu blog é um arraso!
    Beijos!
    www.dezalourenco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. ADorei Erick, eu sempre achei que fossem a mesma coisa, mas não! O seu então seria Fashion blog? Acertei?
    Beijos
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
  28. Amei o post, parabens!
    Eu gosto muito do life style.
    Bjos

    ResponderExcluir
  29. Eu simplesmente amei esse post sério ,amei seu blog e eu quero seguir um nicho pro meu blog ,gosto muito de Moda ,mas ainda não sei qual ser.

    ResponderExcluir
  30. Ficou otima a primeira postagem e me senti bem em saber as diferenças apontadas assim como acompanhar suas indicações. Tem tudo pra ser uma série de posts perfeita. Amei que mudou o layout assim ficou melhor de comentar. Sucesso. Bjs

    ResponderExcluir
  31. Legal adorei !!! Seu blog e um arrazo beijokas

    ResponderExcluir
  32. Uau eu nem sabia metade disso ������

    ResponderExcluir
  33. Caramba, como falar? Amei tudo, o Estilo do Blog o Post, eu amooo moda, e tô pensando em começar a escrever sobre isso também.. Me serviu de muita ajuda e inspiração.. :*

    ResponderExcluir
  34. Nossaaaaa, Erick!
    Você arrasa!!!
    Nunca imaginei que existisse tantas categorias.
    Obrigada por dividir essas informações com seus leitores.
    <3

    ResponderExcluir