Você sabe o que é upcycling?

O que você faz com aquele jeans que você tanto usou e por consequência enjoou? Você sabia que é possível transformar aquelas peças esquecidas na sua gaveta em algo novo e mega estiloso? Eu sempre me perguntava o que fazer. As vezes eram peças com um valor afetivo, então eu não doava e nem jogava fora. Com o conceito de upcycling você - assim como eu - vai saber o que fazer com a roupa entulhada no fundo do guarda-roupa e vai entender e conhecer marcas que estão investindo e apostando nessa ideia.


Mas o que é upcycling afinal de contas?

Upcycling significa transformar em algo novo o que acabaria no lixo, aproveitando suas propriedades naturais e criando algo novo em um produto que já existia. Essa forma de reinventar o que denominaríamos de "cacareco", vem ganhando intensidade no ramo da moda do mundo inteiro e aqui no Brasil - e amamos isso! 


A Insecta Shoes produz sapatos com resto de tecidos e roupas de brechós

Roupas feitas com retalhos de outras peças.
Marcas Internacionais como a Reformation, Speedo, Pedit h, transformam roupas usadas, embalagens e restos de tecidos em verdadeiras peças de luxo para o mercado da moda.  Em Berlim existe até uma loja que reúne alguns designers que seguem esse tipo de conceito. Já no Brasil, apesar de estarmos caminhando a passos curtos, já é bem mais fácil encontrar sapatos, bolsas, roupas e objetos feitos através da renovação de peças antigas, seja em uma loja, marca local ou rede social. Veja algumas marcas nacionais que optam ou optaram pelo upcycling:
Caravela: Lançou uma coleção de bolsas e carteiras utilizando apenas sacos de cimentos.
Estúdio Lagarta: Utilizam embalagens cartonadas longa vida para confecções de acessórios, sempre preservando a originalidade dos produtos.
Insecta shoes: Aproveitam restos de tecidos ou roupas de brechós e aplicam em sapatos. Os sapatos são todos unissex, com modelos sempre exclusivos e veganos. Sem uso nenhum de matéria-prima de origem animal. São produzidos no Brasil com venda para todo o mundo.
Gabriela Mazzepa: Desenvolve peças através dos restos de tecidos da indústria têxtil. Também garimpa peças em brechó para transformá-las e vende tudo em sua loja virtual. 


Vestido feito com bolsos de calças jeans descartadas

Aqui no blog já havíamos falado sobre a Insecta, também sobre a MIG Jeans (que produz novas peças de jeans com jeans usados) e estamos sempre divulgando marcas que fazem esse tipo de trabalho. <3 
Mas comentem ai: vocês conheciam o conceito de upcycling?


Postagem por 
Junior Marques

Comentários